Fundamentos da Estratégia de Negócios

28/10/2014 17:37

 

O artigo de hoje é baseado no curso “Foundations of Business Strategy” ou “Fundamentos da estratégia de negócios”, do site Cousera, e vai mostrar como você pode melhorar o desempenho do seu negócio num mercado competitivo e inovador através de estratégias corretas.

 

"A estratégia é a sequência de decisões de uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos e metas, que gera as principais políticas e planos para alcançar essas metas, e define o escopo de negócios que essa empresa deve perseguir, o tipo de organização econômica e humana que ela é ou pretende ser e a natureza de sua contribuição econômica, e não econômica. Ela tende a se voltar para seus acionistas, empregados, clientes e comunidades”.

 

Kenneth Andrews, “Conceito de Estratégia Corporativa”.

 

A missão estratégica da empresa deve conter três pilares muito importantes e interligados:

 

  • Strategic Mission;

 

Quais os valores e propósitos da empresa? Qual o seu objetivo, o que ela quer alcançar?

Quais os mercados a empresa vai operar (global ou local)? Definição do escopo das suas operações.

 

  • Strategic Plan;

 

Como será o posicionamento da empresa no mercado competitivo e como vai potencializar seus recursos e capacidades para cumprir sua missão?

 

  • Strategic Actions;

 
  • Quais serão as ações individuais tomadas pela empresa para desenvolver seu plano estratégico e alcançar sua missão? Ex.: Fazer novas alianças, parcerias. Fazer a aquisição de uma empresa no ramo. Desenvolver um novo produto.

 

Durante o curso, a Apple é citada pela sua inovação e posicionamento no mercado de trabalho. Leia mais.

 

Após traçar esse mapa inicial e encontrar as respostas para as perguntas anteriores, a equipe trabalhará com a análise de estratégias, ou seja, um conjunto de informações determinará se as estratégias identificadas, avaliam a posição competitiva atual e se, enxergam as futuras posições de valor que a empresa poderá ocupar, concluindo assim, se serão eficientes ou não para o negócio.

 

Essa análise estratégica fundamentará através de dados a conclusão definida pela equipe.

 

 

Análise estratégica - Os desafios dos estrategistas

 

 

 

Analisar estrategicamente a posição atual da empresa, envolve o estudo da vantagem competitiva do negócio no mercado, além da definição: “O que podemos fazer bem?”.

 

É preciso ampliar a visão para: “O que fazemos melhor que os outros?” “Qual é o nosso diferencial?” “Como nos distinguimos dos outros?”.

 

A equipe precisa de visão macro, no sentido de compreender na forma generalista a posição de seus serviços no mercado, simultaneamente, com a visão estratégica e micro, ressaltando as especificidades dos seus serviços e os pontos de melhoria que podem ser feitos para que a missão estratégica de recolocação, inovação e posição de sucesso tenha êxito.

 

O curso “Foundations of Business Strategy” tem duração até 24 de novembro e quem se inscrever agora poderá ter acesso a todas as aulas com áudio em português.

 

COLABORAÇÃO

 

COUSERA - https://www.coursera.org/

O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo, para oferecer cursos online e gratuitos a todos.

 

Sobre o curso

O curso Foundations of Business Strategy tem por objetivo desenvolver a capacidade dos alunos de pensar estrategicamente , fornecendo-lhes as ferramentas para a realização de uma análise estratégica.

É ministrado pelo professor Michael J. Lenox, da University of Virginia - Darder School of Business, apontado em 2011 como um dos melhores professores de negócios abaixo de 40 anos.

 

 

 


Curtam On the Job no Facebook!

Deixe aqui seu comentário sobre o artigo que acabou de ler!

 

"O conhecimento ao seu alcance!"