Como ser um líder eficiente?

18/10/2014 20:04

Você já se perguntou como é possível desenvolver algumas habilidades de liderança no seu trabalho diário?

Você nem precisa ser um líder de equipe para se tornar eficiente no quesito. Suas habilidades serão desenvolvidas a partir do momento que você compreender que mais importante que liderar equipes é saber liderar a si mesmo, e que isso está intimamente ligado a sua saúde emocional, ao seu bem estar profissional e interesse em crescer.

Confira algumas dicas para começar a desenvolver seu perfil de liderança hoje mesmo:

  1. Seja você mesmo, tenha personalidade

O líder é um modelo inspirador para seus colegas de equipe, sendo importante que ele aja com naturalidade, mostrando seu jeito de ser de maneira leve e sem parecer forçado. Respeitar sua personalidade ajuda a ganhar respeito e confiança no ambiente de trabalho.

Tenha iniciativa

Você precisa mostrar que conhece o negócio e pode agregar conhecimentos aos projetos da sua empresa. Mostre isso através de uma planilha otimizada que vai reduzir o tempo de elaboração de relatórios, ou um processo novo que poderá auxiliar o tempo de atendimento ao cliente, por exemplo. É importante que você tenha uma participação ativa atingindo um nível de especialista no seu negócio.

Seja flexível, dinâmico e compreensivo

O ambiente de trabalho é formado por pessoas e as mudanças são constantes, tanto de processos, como de humor. O líder deve estar preparado para lidar com opiniões diferentes, saber colocar seus pontos de vista, buscando agregar ideias para atingir um resultado final de qualidade. Procure compreender os pontos de vista contrários ao seu, analise a viabilidade das sugestões ou assertividade das críticas, aja com neutralidade, e sempre busque o bem comum, a mediação dos conflitos.

Seja ousado, planeje suas conquistas

Saber onde se quer chegar e como vai fazer isso, bem como, qual a sua importância para o negócio trará direcionamento e empolgação para que você possa galgar novos degraus nessa escada de evolução profissional. O líder não tem medo de novos desafios e os encara com tranquilidade, firmeza e foco, pois conhece seu potencial e está sempre preparado para superar (possíveis) obstáculos. Planeje suas conquistas, os riscos que elas envolvem,  e opte sempre pela melhor saída para investir em suas novas ideias e conquistar seu sucesso.

Adquira conhecimento e auto conhecimento

Procure sempre novas práticas, atualize sua base de informações, e vá em busca de especialização para se tornar um expert na sua área. Conhecer não só o negócio, mas a si mesmo, lhe mostrará os limites a serem explorados e o trará mais maturidade, fator imprescindível e indispensável para se tornar um líder.

"Liderança é a habilidade de influenciar e inspirar pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade, para que vivam com equilíbrio e trabalhem com entusiasmo em direção a objetivos e resultados legítimos, priorizando a formação de novos líderes e a construção de um futuro melhor." Marco Fabossi


Dicas de leitura: “O Palhaço) Disponível em: https://www.blogdofabossi.com.br/2009/01/o-palhaco-lideranca/

 

Colaboração:

https://pt.wix.com/blog/ https://www.blogdofabossi.com.br/


Curta On the Job no Facebbok

Deixe sua opinião sobre esse artigo!